Associação Maranhense de Supermercados participou da 50ª Convenção Abras. Mercado começa a dar sinais de melhora

Hoje, 12 de novsupermercadoembro é o Dia Nacional do Supermercado e o setor tem sim o que comemorar, apesar da crise econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a expectativa é encerrar o ano com um incremento nas vendas de 1%.

Representantes do setor de supermercados do Maranhão confirmaram uma boa notícia que significa a resposta, ainda que pequena, dos consumidores. Embora não tenha números oficiais, o presidente da Associação Maranhense de Supermercado (Ampa), João Sampaio Magalhães, afirma que o Maranhão deve seguir a tendência. “Nosso varejo cresceu até mais do que no restante do país em função do surgimento de novas lojas”, observou João Sampaio, que participou esta semana na 50ª convenção da Abras, em São Paulo. O Mateus, por exemplo, só este ano, inaugura duas novas lojas em São Luís este ano.

Ao longo do ano, o mercado acumulou alta de 1,2%. O setor deve fechar o ano de 2016 no país com alta real de 1,0%. O setor tem mostrado recuperação nas vendas desde o final do primeiro semestre, de acordo com números divulgados durante a Convenção da Abras, que reuniu os principais líderes supermercadistas do varejo de alimentos do Brasil.

O setor de supermercado representa em torno de 6% do PIB brasileiro. Em São Luís, a estimativa é que existam em torno de 1.500 estabelecimentos, entre supermercados de grandes, médios e pequeno porte e os mercadinhos de bairros.

A 50ª Convenção da Abras acontece uma semana antes do Workshop de Negócios “Construindo o Rumo Certo para Bons Negócios”, a ser realizado nos dias 17 e 18, na Fábrika Eventos. Atualmente são mais de 84,5 mil lojas em todo o território nacional.

O workshop contará com palestras envolvendo as seguintes temáticas: “Resultado não é Mágica – É Inovação”, com Daniel Bizon, uma temática de alto impacto que mescla conhecimento selecionado, mágica de alto nível, humor inteligente, participação do público e efeitos especiais. O palestrante José Ricardo da Universidade Martins de Minas Gerais falará sobre “Como o Varejo deve enfrentar e superar a Crise” e o empresário llson Mateus apresentará um case com as estratégias de negócios que transformou os Supermercados Mateus na potência do setor.

Paralelo ao workshop, também será realizada a IV Mostra de Produtos e Serviços do Maranhão, no mesmo local, ocasião importante que reunirá mais de 40 expositores com objetivo promover e integrar ainda mais o setor supermercadista maranhense.